terça-feira, 1 de junho de 2010

Aprendemos a ser

Na primeira semana de maio aconteceu a ''18º semana Paulo Freire'' que durante esses anos vem ajudando as pessoas com arrecadações: de alimento, roupas, livros, etc; sendo este o principal objetivo deste evento que mobiliza a região de Moji Mirim.
Nesta ultima gincana (2010) as expectativas foram superadas. O total de alimentos arrecados foi de, aproximadamente, 12 toneladas de arroz, sendo o recorde. Houve, também, provas culturais que incluiam: teatro, dança, música, esporte; proporcionando o reconhecimento de múltiplos talentos que se escondiam por trás de cada rosto juvenil, e superação de medos.
As tarefas a serem cumpridas foram muitas em pequeno prazo para realização. Tínhamos que correr se quiséssemos vencer. As provas surpresas eram ''jogadas'' para as equipes, algumas ficavam sabendo, outras nem viram a apresentação da mesma já que havia outros desafios. A cada prova finalizada percebíamos o desejo, aquela pontinha de rivalidade presente, não a rivalidade que destrói, mas que motiva e desperta a vontade de ser e fazer melhor.
Para um grande grupo de pessoas entre ir-e-vir a equipe organizadora tinha que ser equivalente para poder controlar tamanha competição e para que tudo acontecesse da forma planejada, ou simplesmente acontecesse justamente. Além disso, houve membros que não estavam diretamente inserido no realizar das provas. Mas, profundamente sabemos que todos, de certa forma, queriam ajudar.
Foram 5 dias de realizações, mas os planos já estavam sendo feito há meses. Durante esse pequeno período de gincana não perdemos aulas, 'substituímos' a presença dos professores pelos colegas e com o pouco de cada um aprendemos muito. Não o conteúdo das disciplinas, mas aprendemos a ser cidadãos e provamos que a união gera bons frutos.
A nossa sede de ajudar satisfez muitas famílias com pratos repletos de cidadania.

Alunas: Gabriela Ribeiro Palermo nº15
Bianca
Carolina
Karine
Mariana Gomes
Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário